Um livro sobre os 30 tópicos da EP, da Estrutura de Pensamento, essa parte tão central da Filosofia Clínica. E o bacana é o modo como foi feito num generoso trabalho coletivo de 30 filósofos clínicos diferentes, de muitas regiões do Brasil, com experiências pessoais e profissionais riquíssimas, muito diferentes entre si.
Os muitos modos da Filosofia Clínica vão aparecendo, se deixando vislumbrar nas formas como cada tópico é tratado. São concepções pessoais daquilo que é o método, os diversos caminhos possíveis nas infinitas possibilidades das coisas humanas. Tão diferentes entre si e tão inclusivas, solidárias.
A EP é um recurso genial da Filosofia Clínica para dar conta das questões existenciais sem cair nas armadilhas do muitos modos de solipsismo em que ficaram aprisionadas grande parte das teorias psicológicas e psicanalíticas. Articulando as mais diversas tradições filosóficas, traz através de cada tópico, maneiras de aproximações com o conhecimento humano em outro paradigma.
Cada texto é um comentário, um modo de olhar, antes de ser didático. E, talvez por isso,ensine tanto.
Não é preciso ir longe para perceber e reconhecer em cada esse traço. E nas entrelinhas vai sobressaindo um nível tão raro de generosidade que emociona. Um livro feito com seriedade e alegria.