Skip to content

Biblioteca

HOME / Biblioteca

Últimos Textos de Cláudio Fernandes:

legitimidade de uma terapia

Olhar de um filósofo clínico Aqui se discutirá a legitimidade de uma clínica que trata das questões existenciais de uma pessoa. A palavra “legitimidade” se forma a partir da junção…

pensamento clínico

  O conhecimento da experiência humana, no ocidente, talvez possa ser dividido em   áreas ou campos muito diferentes entre si. Numa primeira aproximação estariam a educação, a religião, a arte,…

Quem? O sentido da Autogenia

Autogenia. Uma aproximação da questão: “quem é esta pessoa” Autogenia  não é uma palavra corrente, na filosofia, na clínica e, pouco usada nas ciências,  daí ser prudente defini-la  para os…

A colcha de retalhos na filosofia clínica e a teoria portátil na psicanálise

Cláudio Fernandes[FClínica/Inst Packter; Filosofia/USP] terapeuta, filósofo clínico, psicanalista A filosofia clínica traz para o campo semântico da clínica existencial algumas tradições importantes da filosofia ocidental. Traz consigo as suas linguagens.…

O que é que fundamenta uma terapia?

Cláudio Fernandes [FClínica/Inst Packter; Filosofia/USP] terapeuta, filósofo clínico, psicanalista Qual o verdadeiro fundamento de uma terapia? Como se poderia estabelecer os fundamentos para uma clínica que atua nos cuidados de…

Como a Filosofia Clínica (também) é estruturalista

A filosofia clínica (FC) tem um modo próprio de ser estruturalista. Esta afirmação se justifica pela possibilidade de focalizar e apurar os modos de ver o uso da noção de…

Alguns lances sobre a linguagem na prática da filosofia clínica

Abro a porta, ele me estende a mão, me olha, diz “tudo bem?”, entra, dirige-se à mesma das 3 poltronas e senta. Me pergunta de novo: “tudo bem?” e começa…

A partir e em direção ao singular

Convido o leitor a sentar na poltrona do clínico. Frente a si estará sentada uma pessoa que vem partilhar uma parte de sua existência. Como apreender o que lhe é…

O que é isso que se expressa?

Essa  pergunta  surgiu a partir do tema “expressividade” do 5º. Colóquio Nacional de Filosofia Clínica, realizado em Porto Alegre, maio de 2016. Apesar de  um pouco deslocado  do que certamente…